“Portanto, se alguém está em Cristo, é criatura nova. O que era antigo passou, agora tudo é novo.” (2Cor 4,17).
Existem coisas que sabemos o que é, mas não sabemos como explicar. Por outro lado, existem acontecimentos tão grandes em nossas vidas que não conseguimos saboreá-los a não ser aos pouquinhos. Pois bem, o efeito da Ressurreição de Cristo é tão grande que só o compreendemos quando passamos a viver como ressuscitados. Essa vivência é por toda a vida, mas seu ardor e seu significado se renova todo ano na festa da Páscoa.
A Ressurreição de Cristo é vitória da vida sobre a morte e é também expressão do amor de Deus que não abandonou seu projeto de salvação na aparente tragédia da cruz, mas fez dela o “trampolim” que nos lança para uma nova vida. Assim, o dia da ressurreição não alterou os fenômenos da natureza e o tempo continuou fluindo como antes. Porém, tudo ganhou um novo sentido, pois a beleza e a harmonia da vida não estavam mais condenadas a desaparecerem na corrupção do tempo.
Viver como “ressuscitado em Cristo” é valorizar a própria vida e a vida do próximo como dom precioso. Porém, com a ressurreição, até mesmo a natureza ganha novo significado, pois o mundo é agora a casa onde vive uma nova civilização... a civilização dos Filhos de Deus.
Pe. Ângelo, scj.
0 comentários:
Postar um comentário