O que é uma Folia? É uma festa e, geralmente, “festa da boa”. Pois bem, a Igreja possui um conjunto de celebrações depois do Natal chamadas “Festas Epifânicas” que tem um motivo tão sagrado que só pode ser celebrado na alegria da Festa do nascimento de Jesus.

Para entendermos bem isso, precisamos saber que “Epifania” significa manifestação e que para a Igreja isso significa a “Manifestação de Cristo”. O Tempo do Natal começa na tarde que antecede o dia 25 de dezembro e é tão importante que não cabe num dia só e por isso é celebrado ainda por volta duns 15 dias. O Tempo do Natal nos ensina a contemplar as maravilhas de Deus aos pouquinhos, como uma criança que primeiro lê as sílabas, depois palavras e frases longas. A alegria da Festa do nascimento de Jesus no Natal nos lembra como é importante uma família para acolher Deus no meio de nós e, portanto, no segundo Domingo depois do Natal festejamos a Sagrada Família. No domingo seguinte, ainda cheio das alegrias da festa do Natal e das festas de fim de ano, celebramos a “Visita dos Reis Magos ao nosso Salvador Jesus”, este domingo também pode ser chamado de “Domingo da Epifania do Senhor”. 

Celebrar a Epifania, portanto, significa entender que a presença de Jesus, nosso Deus e Senhor se manifesta a todos os povos, línguas e nações. Mas as Festas epifânicas não param por aí, pois no domingo seguinte nós celebramos o “Batismo do Senhor” e no dia 2 de Fevereiro celebramos a “Apresentação de Jesus”.

Que valor tem para o cristão a festa da Epifania? 

A Epifania nos tira da alegria paralisante do Natal e nos leva para uma alegria ativa. Isso significa que não podemos apenas ficar contemplando o “pequenino Jesus” na manjedoura, mas precisamos fazer o possível para que sua presença seja acolhida no mundo. A festa da Epifania também nos lembra que a presença de Jesus no mundo é para todos, inclusive para aqueles que não acreditam Nele. A nossa missão é mostrarmos como Ele transforma e ilumina nossa vida. Jesus se manifesta aos cristãos na Igreja através dos sacramentos, através da Palavra de Deus, através da nossa união e do bem que podemos fazer ao mundo. Portanto, quando você faz um bem a alguém em nome de Jesus, você está manifestando ao mundo a Luz Verdadeira que veio para iluminar a escuridão que o pecado causa.

No domingo que celebramos a “Visita dos Reis Magos a Jesus”, nós nos lembramos que reconhecer Jesus como Senhor da nossa vida é importante. Os “reis-magos” levaram presentes a Jesus: ouro, incenso e mirra. Pe. Dehon, o fundador da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus nos ensina que os presentes que podemos levar hoje é um coração para amar, uma vontade para se submeter a Jesus e um corpo para servir a Deus – até mesmo no sofrimento.

A manifestação de Jesus em nossa vida é mais profunda do que imaginamos, mas exige de nós atenção ao que acontece ao nosso redor. Portanto, estejamos atentos para a Luz que nos ilumina. Certamente poderemos perceber que a Epifania – a manifestação do Senhor – é uma boa festa, é uma folia até melhor que o Carnaval.

Pe. Ângelo, SCJ

0 comentários:

Postar um comentário

 
Top